Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de abril de 2011

GUAPIMIRIM 13 hp


Estou meio parado com as notícias, mas temos alguma coisa para divulgar.
Depois de um sábado, onde participei de três corridas em Volta Redonda e  pudemos constatar a grande diferença nos karts de 13 hp. Alguns equipamentos estavam muito bons  e  outros lastimáveis. Não tive uma boa participação devido a problemas em todos os karts que utilizei. Alguns amigos sabem que não costumo trocar de kart durante treinos ou corridas, mas desta vez cheguei a usar 4 karts diferentes e nem assim consegui um equipamento a altura para fazer uma corrida mediana.

Já no domingo, atendendo a um pedido do  nosso amigo Vinicius do kartódromo de Guapimirim, nos chamou para estrear os karts de 13 hp recentemente adquiridos por eles, que  tinham acabado de ser montados. Eles queriam fazer um check list da montagem para verificarem se todos estavam em ordem. Só digo para vocês uma coisa. "QUE SACRIFICIO". Eu, Charles, Kleber e Kleber jr. fomos para Guapi, com um sorriso no canto da boca.

Ao chegar na pista, nos juntamos aos pilotos do grupo R10 kartracing, presentes pelo mesmo motivo e fomos para pista com 10 karts novinhos. Da para traçar um paralelo com o cheiro de carro novo. brinquedo novo.

Muito bom, são 20 karts de 13 hp com motores honda, chassis mega, pneus azuis  MG e um traçado um pouco maior, que eu mesmo já tinha usado com os karts de 9hp, e giramos na faixa de 47s. Acreditem se quiser. No mesmo traçado, rodamos  na faixa de 42s. É isso mesmo gente, 5s. mais rápido.

Os karts devem ir para o aluguel antes mesmo da pista ficar pronta. Como  a proposta inicial era de só correr com o asfalto novo, mas o tempo não vem colaborando com as obras, onde chuvas não permitem a conclusão do recapeamento da pista. Por estes e outros motivos, os karts irão para pista a um custo de R$ 85,00 a primeira bateria e R$ 80,00 a segunda. Mas é certo que em breve teremos mais novidades com relação a preços e promoções. Vamos Aguardar. Quem quiser ligue para o Vinicius no tel  21-7875-9523 e reserve a sua bateria, lembrando a todos que agora os horários das locações são fixos pela manha e tarde.

Saudações a todos
e até a próxima bandeira quadriculada

Abraços a todos

Luiz Henrique Sobral
CBAV/AMIZAKART

domingo, 3 de abril de 2011

ACIDENTES ACONTECEM!!!!

Boa noite a todos. 

Se é possível não se abalar com a  notícia do falecimento do piloto Gustavo Sondermann, hoje em Interlagos, durante a realização da etapa da Copa Montana. Assistia a corrida pelo canal Speed até o momento do acidente e só fui saber sobre a fatalidade do piloto agora a noite quando liguei o meu computador para ler as notícias do domingo. Desculpem-me o desabafo que faço a seguir.

Se a negligência, desmandos, incompetência, insegurança de pistas perigosas, se juntam no momento errado, nos levam até as fatalidades no esporte "Profissional", imaginem no esporte que tanto adoramos e que praticamos no mais singelo prazer de pilotar um kart de aluguel. Isto me preocupa, pois muito de nós acha que se trata de uma brincadeira. Pode até parecer, mas machuca se feita de forma errada. Quantos de nós não saem dos seus "karts" em estado de miséria após 15 minutos de prova. 

Este esporte machuca sim e machuca muito mais por dentro da gente quando vimos acidentes como este que se repete depois de 4 anos, na mesma curva da mesma pista, com alguma semelhança em sua dinâmica, nos faz lembrar da nossa realidade. Realidade esta que me faz perguntar: será que os karts que andamos estão devidamente revisados. Freios, pneus, mangas de direção e etc...? E as placas de proteção das pistas? Barreiras de Pneus? Pessoal de pista aptos?  Eu mesmo tive uma experiência desagradável quando atingi uma barreira de pneus que voou para o meio da pista em uma reta oposta ao ponto que bati. E para minha surpresa, a barreira se desmanchou e ficou pererecando, na frente dos outros karts que vinham em aceleração máxima. Foram 3ou 4 segundos da mais agustiante expectativa de que ninguém se machucasse atingido por pneus que deveriam proteger, mas que por falta de amarração se tornaram ameaça aos meus amigos e meu filho que passavam pelos mesmos que pulavam pelo traçado.

Tivemos alguns relatos recentes de incidentes que vem acontecendo nas pistas de kart de aluguel  pelo Rio de Janeiro. Rodas que pulam do kart(Isto eu já vi), cabo de freio que se arrebenta(Também ja vi)Volantes que se soltam(infelizmente vi também) e muitos outros casos que pilotos e amigos de outros grupos amadores já devem ter presenciado

Precisamos agir. Reivindicar, sugerir, cobrar, afinal de contas não andamos de graça. Não é pelo preço, mas pela nossa segurança, pela integridade do meu filho que adora este esporte, pelos amigos. Temos que lembrar sempre que  o nosso esporte preferido pode nos machucar, que apesar da barra lateral do kart de aluguel, sirva para amenizar um contato lateral com outro kart, temos outros problemas como por exemplo o da desaceleração nos impactos  mais fortes que podem causar lesões sérias e vários outros fatores que podem acontecer em corrida que vocês mesmos podem enumerar e relatar.

Não podemos fechar os olhos, não podemos ser indiferentes,  afinal de contas arriscamos nossos pescoços da mesma forma, tudo bem que não seja na mesma intensidade, mas não gostaria jamais  de escrever que algum amigo se machucou ou de ler que alguém em algum rincão afastado morreu porque a fatalidade ou destino assim o quis. Vamos dizer basta agora, para que nós possamos ter um serviço melhor. Não quero generalizar, temos gente muito séria neste ramo, mas tem gente que esta brincando com a vida de terceiros e isto nós pilotos amadores de kart não podemos permitrir. Chega de ouvir a frase ACIDENTES ACONTECEM.

Luiz Henrique Sobral